segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Redes Sociais

Olhe para você e pergunte-se: tenho mais amigos no meu Facebook, ou na agenda de meu celular onde posso ter um contato mais “humano”?
Sim claros leitores, estamos substituindo o contato real, por teclas que são pressionadas tão rapidamente que acabamos atropelando até a nossa língua, ao mesmo tempo em que perguntamos sobre o bem estar de um contato, estamos assassinando a língua materna deste país.
            Cerca de três ou quatro anos atrás na época dos fax/ modens passávamos menos tempo nessas tais redes sociais, na verdade até nosso contato com tecnologia se restringia as televisões de tubo e alguns microondas, época onde eu me realizava andando de metrô e apertando os botões do elevador. Hoje poucos anos depois a tecnologia é tão presente que não se sabe se temos um celular ou um computador em que podemos dizer: alô. Isso é estranho, pois até mesmo as antigas salas de bate-papo, os famosos “chats” hoje são quase esquecidos usados apenas por uma pequena minoria de pessoas que ainda se arriscam a trocar boas noites de sono por uma aventura pelo desconhecido, devemos concordar que uma madrugada as claras trocando informações com o desconhecido é no mínimo uma bela aventura, considerando todas as reportagens algumas sensacionalistas que relatam crimes e mais crimes.
O que de tão interessante tem hoje nas redes sociais que levam jovens, adultos e até mesmo senhores de idade, a ficarem madrugadas adentro em teu “mundo social”, curtindo, comentando, marcando amigos em fotos e outras mil facetas que podemos realizar. É difícil responder a tal questão será que é mais fácil viver nesse universo paralelo do que encarar a realidade de muitos guerreiros sem farda, sem armas que se levantam as 4 da manhã atravessam de norte a sul para tentar viver seus sonhos em um futuro distante ou a vida daqueles que deixam em casa suas famílias para transportar este país sobre seus caminhões?
            Estudos comprovam que os países que mais consomem esse tipo de produto on-line são: Índia e o nosso exuberante país, o que leva esses povos de continentes diferentes ao domínio das redes sociais, em uma aula joguei esta pergunta aos meus alunos e em seguida lancei o pensamento: “É por sermos povos festeiros, nações que valorizam a amizade ou simplesmente gostamos de cuidar da vida de nossos amigos através das redes sociais, saber onde eles foram no final de semana passado, saber quais são as próximas viagens ou para nos exibir, abrir nossa vida para que sejamos invejados?”.
            A resposta não vai poder ser mensurada nem mesmo pela estatística matéria que tive oportunidade de estudar e vi que é uma ciência muitas vezes certeira.
            O FACEBOOK, (vou dar créditos ao FACEBOOK é a minha preferência entre tantos “multiplicadores de amigos”) e relatarei como se passa tanto tempo, jogando tempo fora. Experimente passar cerca de uma hora fora do FACEBOOK, e quando voltar veja a grandeza deste multiplicador de amigos, dependendo da tua rede de amigos irá encontrar um botão chamado 300+ ou seja, nesse período que você ficou fora só na sua rede de amigos houve mais de 300 postagens, isso é pouco então vamos a algumas cálculos matemáticos vamos dividir 300 por 60 que é a quantidade de minutos existentes dentro de uma hora o resultado é 5 vamos dividir agora por 60 que é a quantidade de segundos dentro de um minuto o resultado é pequeno cerca de 0,08 postagens por segundo, esse número é pequeno claro que é então multiplique- o por 700.000.000 (setecentos milhões de usuários), um número estimado dos usuários desta rede social no mundo. Viu o resultado, é muita gente perdendo tempo.
            “Isso vai pro face” é uma das frases mais ouvidas e ditas hoje em dia em qualquer lugar que se vá. As redes sociais integram e afastam...  A quem AME e quem ODEIE...
            Elas estão ai e o futuro delas é incerto façam um bom uso desta ferramenta, e tenham certeza de uma coisa, haverá um comentário feito por alguém conhecido ou desconhecido no FACEBOOK.
Orientador Profissional: Luam Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário